Carregando...

Notícias

Dissertação de Mestrado sobre Ligas de Trauma no Brasil é publicada no “World Journal of Surgery”

No dia 14 de setembro de 2017 foi publicada no World Journal of Surgery (Fator de Impacto 2.673), a dissertação de mestrado do Cirurgião do Trauma e membro da SBAIT, Romeo Lages Simões, com o título Trauma Leagues-A Novel Option to Attract Medical Students to a Surgical Career.

Dr Romeo Lages Simões defendeu sua dissertação de mestrado pela Pós Graduação da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) no dia 16 de fevereiro, com o título: "Impacto da participação na Liga do Trauma na especialização em cirurgia geral entre os formandos em medicina na Unicamp".

A dissertação com enfoque em educação / ensino em trauma buscou mostrar a influência que a Liga do Trauma da Unicamp exerceu na formação dos Egressos da Unicamp, sobretudo na escolha da especialização dos mesmos, além de traçar um perfil dos ex-ligantes do trauma ao longo dos seus últimos 20 anos. O estudo mostrou que a Liga do Trauma exerceu influência na escolha pela carreira cirúrgica três vezes mais (36,1% entre os 363 ex ligantes) em relação ao grupo de cirurgiões que não fizeram Liga do Trauma (12,5% entre os 2011 egressos em Medicina na Unicamp).

Para Dr Romeo, "a publicação é importante porque além de mostrar a importância da Liga do trauma em atrair os estudantes de medicina para a carreira cirúrgica, consolida o pioneirismo do Brasil na divulgação das atividades técnicas e científicas promovidas pelas Ligas do Trauma".

Segundo ele, "As Ligas do Trauma, que já são reconhecidas como um produto " Made in Brazil", com esta publicação entram definitivamente na rota internacional das publicações científicas, ressaltando a importância das atividades acadêmicas exercidas pela Liga do Trauma, que embora sejam consideradas atividades extra-curriculares por muitas escolas de medicina , quando bem estruturadas e sob supervisões adequadas de seus preceptores conseguem exercer funções voltadas ao ensino, extensão e pesquisas que podem ser retribuídos à sociedade".

A Publicação pode ser conferida pelo Link :

Trauma Leagues-A Novel Option to Attract Medical Students to a Surgical Career.

Dissertação de Mestrado sobre Ligas de Trauma no Brasil é publicada no “World Journal of Surgery”

Associe-se à SBAIT

Seja um membro e venha atuar na conscientização da Doença Trauma