Carregando...

Notícias

Diretores da SBAIT participam do European Trauma Course (ETC)

Os cirurgiões Amauri C. Rocha, Primeiro Secretário da atual Diretoria da SBAIT, Gustavo P. Fraga, Coodenador do Comitê de Prevenção e ex presidente SBAIT 2013-2014, e Sizenando V. Starling, ex presidente SBAIT 2011-2012, participaram de 2 a 4 de dezembro do European Trauma Course - ETC  que foi realizado em Coimbra, Portugal. O ETC é um curso de 2,5 dias focado no atendimento em equipe do traumatizado, com vários cenários de prática, voltado para médicos e outros profissionais de saúde que atuam no atendimento de pacientes com graves traumatismos.

O ETC é um curso desenvolvido pela European Resuscitation Council (ERC), European Society of Anaesthesiology (ESA), European Society for Trauma and Emergency Surgery (ESTES) e European Society for Emergency Medicine (EuSEM). Em Coimbra o curso foi organizado pela ALTEC (Associação Lusitana de Trauma e Emergência Cirúrgica), com sede em Coimbra, capital do centro de Portugal e coração da antiga Lusitânia. A ALTEC é um dos grupos independentes, no campo da educação em trauma e cirurgia de emergência, representados no Grupo de Trabalho para a Formação em Cirurgia de Emergência da Ordem dos Médicos (GTFCE-OM) e membro institucional da European Society for Trauma and Emergency Surgery (ESTES). Fundada em 2005, a ALTEC assumiu um papel importante no campo da educação em trauma e cirurgia de emergência, não só em Portugal, mas também em outros países, com destaque para o Brasil, sendo que em 2015, na celebração do 10o aniversário, assinou acordo de geminação com a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT).

O curso realizado no Centro de Saúde Militar de Coimbra teve a coordenação do português Dr. Carlos Mesquita e o director do curso foi o Dr. Pietr Koleda, da Polônia, com um total de 11 instrutores, provenientes de: Portugal (6), Croácia (2), Inglaterra (1), Irlanda do Norte (1) e Polônia (1), com o apoio de três enfermeiros do Hospital da Universidade de Coimbra. Doze alunos participaram do curso, sendo os três representantes da SBAIT e nove portugueses, das áreas de cirurgia, medicina de emergência, anestesiologia, ortopedia e terapia intensiva.

Um dos objetivos do trio brasileiro foi avaliar a viabilidade de trazer o ETC para o Brasil, sob a coordenação da SBAIT, a fim de promover o trabalho multidisciplinar no atendimento ao traumatizado nos centros de trauma que estão sendo criados no nosso país.

Instrutores e alunos do ETC em Coimbra

Instrutores e alunos do ETC em Coimbra - Foto: Liliana Lourenço

Diretores da SBAIT participam do European Trauma Course (ETC)
Diretores da SBAIT participam do European Trauma Course (ETC)Diretores da SBAIT participam do European Trauma Course (ETC)Diretores da SBAIT participam do European Trauma Course (ETC)Diretores da SBAIT participam do European Trauma Course (ETC)

Associe-se à SBAIT

Seja um membro e venha atuar na conscientização da Doença Trauma