Carregando...

Cursos

USET - Ultrassom em Emergência e Trauma

O ultrassom em trauma vem ganhando espaço na literatura médica, especialmente nos serviços de emergência, desde a década de 80. Na Europa, este método diagnóstico tem sido utilizado também na fase pré-hospitalar para a avaliação do doente traumatizado. Vários estudos comparativos entre ultrassom, tomografia e lavado peritoneal já foram realizados a fim de avaliar a utilidade diagnóstica de cada método.O ultrassom em trauma é realizado na própria sala de reanimação, por equipe treinada, permitindo um diagnóstico oportuno de hemorragia potencialmente fatal e a indicação precoce de tratamento cirúrgico. Inicialmente, o exame foi dirigido para a região abdominal e em 1996 adotou-se o termo FAST (Focused Abdominal Sonogram for Trauma).

Posteriormente, no mesmo ano, o método foi incluído nos programas de treinamento do Suporte Avançado de Vida no Trauma (ATLS) do Colégio Americano de Cirurgiões e ampliou-se a definição do FAST para o que atualmente conhecemos como avaliação focada por ultrassonografia para o paciente com trauma (Focused Assessment with Sonography for the Trauma patient). Ainda que os dados sejam iniciais, estudos têm demonstrado que o ultrassom pode ser útil e até essencial para a avaliação de pacientes na área extra-hospitalar. Em especial nas situações de múltiplas vítimas, catástrofes, medicina militar e trauma, entre outros, o ultrassom permite uma rápida avaliação dos pacientes, sem retardar o tempo na cena, ajudando a realizar a triagem dos casos.

Muitos cursos de capacitação de médicos já foram realizados com objetivo de ensinar os principais fundamentos para a interpretação dos achados obtidos com o ultrassom em trauma e emergências num serviço de urgência. No Brasil o ultrassom em emergências e trauma já é utilizado em diversos serviços de urgência, na maioria das vezes com o exame sendo realizado pelo médico radiologista, com formação específica. Poucos serviços do país dispõem de radiologista de plantão nas 24 horas do dia, e menos ainda têm um aparelho de ultrassom disponível na sala de urgência do pronto-socorro.O ultrassom em emergências e trauma deve ser realizado por um médico com a devida capacitação. Sabe-se que é um método operador dependente, com alta sensibilidade e especificidade em mãos treinadas, usualmente de médicos radiologistas, mas o exame pode ser realizado por outro especialista desde que adequadamente treinado.

O curso USET organizado pela SBAIT em parceria com a Sociedade Panamericana de Trauma tem como meta treinar e capacitar os profissionais que no dia a dia atendem vítimas de trauma e situações de emergência médica, fornecendo informações completas para a utilização do ultrassom em emergências e trauma. Trata-se de um curso teórico e prático, com carga horária de 10 horas, que tem como objetivos: 

- Determinar o nível de conhecimento em ultrassom em trauma e emergência, além de outros métodos diagnósticos que podem ser utilizados na sala de urgência.

- Fornecer as ferramentas necessárias para realizar uma rápida e apropriada técnica de ultrassom em um paciente traumatizado.

- Organizar o esquema estrutural de trabalho e coordenação para utilizar o ultrassom de emergência na sala de urgências, conhecendo suas vantagens e limitações.

- Ensinar os principais fundamentos para realizar a interpretação dos achados obtidos com o ultrassom em trauma e emergências num serviço de urgência, com ênfase na experiência adquirida pelo grupo de instrutores amplamente capacitados no assunto.

- Apresentar os modelos internacionais propostos para este tipo de procedimento e adaptá-los dentro do contexto de recursos locais e da legislação das diferentes regiões em que esse programa é ministrado.


Como material didático cada aluno ganha o livro USET "Ultrassom em Emergências e Trauma". Editores: Puyana JC, Rubiano A M, Ulloa JH, Perdomo MA. Bogotá, Colômbia: Distribuna Editorial, 2008. 192 páginas.


O desconto para membros da SBAIT só será aceito com o envio do comprovante de quitação da ANUIDADE 2017 pelo email:


O curso para ser realizado precisa ter um número mínimo de 18 alunos inscritos. No caso de não atingir esse número, a SBAIT reserva-se no direito de cancelar o curso com antecedência mínima de 3 dias e fazer o reembolso da taxa de inscrição.


Programação do curso:

08h00 - 08h30 - Recepção (Entrega do Pré-teste)
08h30 - 08h45 - Introdução
08h45 - 09h30 - Aspectos Básicos e Transdutores
09h30 - 10h00 - FAST
10h00 - 10h30 - Ultrassom Vascular

10h30 - 11h00 - INTERVALO

11h00 - 11h30 - Outros Usos do Ultrassom
11h30 - 13h00 - Estações Práticas Básicas

  • - Aspectos Técnicos do Ultrassom
  • - FAST
  • - Ultrassom Vascular

13h00 - 14h00 ALMOÇO

14H00 - 14H30 - Ultrassom de Pulmão
14h30 - 15h00 - Avaliação Hemodinâmica

15h00 - 17h00 - Estações Práticas Avançadas

  • - Pulmão
  • - Avaliação Hemodinâmica
  • - Acesso Central


17h00 - 17h30 - Discussão de Casos
17h30 - 18h00 - Pós-teste e encerramento

Contato:

USET - Ultrassom em Emergência e Trauma

Associe-se à SBAIT

Seja um membro e venha atuar na conscientização da Doença Trauma